quarta-feira, 10 de março de 2010

Bem-estar no Ambiente Profissional

Como agir em algumas situações desconfortáveis do dia-a-dia:


Elevador

• Se encontrarmos o nosso chefe no elevador, devemos cumprimentá-lo e despedirmos-nos com educação e profissionalismo. Se ele não iniciar algum assunto, nós também não o devemos fazer.

• Se estivermos ao telemóvel e o elevador chegar, devemos terminar a conversa antes de entrarmos, pois quem está no elevador não tem a ver com os nossos assuntos pessoais ou profissionais.

Reuniões

• Se chegarmos atrasados a uma reunião, devemos entrar em silêncio e sentarmo-nos no lugar mais perto da porta e, logo no primeiro intervalo, justificar o nosso atraso com o presidente da reunião.

• A melhor maneira de sair no meio de uma reunião, será primeiro conversar com o chefe ou com o presidente da reunião e sair discretamente.

Colegas de Trabalho

• Se um colega de trabalho, quando estiver ao telefone falar num tom mais alto que o normal e até demais, devemos sempre ser sinceros mas de uma maneira que não ofenda.

• Se um colega de trabalho nos perguntar quanto é o nosso salário, o mais acertado é não partilhar essa informação. A maneira de contornarmos a pergunta é dizer que é algo pessoal e que não estamos à vontade para falar nisso.

Chefe

• Será que podemos discordar do nosso chefe, sem que este fique ofendido? Sim, mas primeiro ele tem de perceber que entendemos o seu ponto de vista e, assim explicar que poderá haver outras maneiras de abordar a questão.


• Podemos estar cheios de trabalho, e o nosso superior nos trazer mais uma tarefa. Como podemos dizer não?
Se não for uma prioridade, o melhor é explicar todo o trabalho que temos em mãos e perguntar se não poderemos executar aquela tarefa mais tarde, mas sempre com o espírito profissional.

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