domingo, 17 de janeiro de 2010

Normas de cumprimentar e de Apresentações


No mundo dos negócios existem várias formas de apresentação e cumprimentos consideradas correctas e que devem ser seguidas à regra.
Quando se trata de uma apresentação, deve dizer-se sempre, em primeiro lugar, o nome da pessoa de menor categoria e só depois o da mais importante e, caso as pessoas ocupem algum cargo, deve dizer-se primeiro o cargo seguido do nome. Quando se trata de pessoas de sexo oposto apresentam-se sempre os homens às senhoras.

No que diz respeito aos cumprimentos existem duas formas vulgares de cumprimentar: com beijo ou com aperto de mão. Na maioria dos países europeus são utilizados os dois beijos, sendo considerados a forma mais normal de cumprimentar. No entanto, esta forma de cumprimento só deve ser adoptada se se tiver a certeza que não vai ser mal recebida ou mal entendida. O aperto de mão, uma forma usual de cumprimento, deve ser firme, mas nem muito apertado ao ponto de magoar, nem muito leve e mole. Sempre que se usar esta forma de cumprimento deve-se olhar nos olhos e sorrir para o interlocutor e nunca olhar para o lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário