Existe vários tipos de secretariado:
- Secretariado ou assessoria de Administração;
- Secretariado de Direcção/Departamentos;
- Secretariado Geral ou de Gestão.
- Secretariado ou assessoria de Administração;
- Secretariado de Direcção/Departamentos;
- Secretariado Geral ou de Gestão.
- Secretariado ou assessoria de Administração – este apoia o órgão máximo da empresa e por iniciativa própria, assegura a rotina de um gabinete e poderá ter pessoal executivo às suas ordens.
- Secretariado de Direcção/Departamentos – Apoia os directores/Chefes de Departamento e as suas funções distribuem-se por várias pessoas com igual responsabilidade que asseguram todo o trabalho base, quer dos vários departamentos existentes na empresa, quer do secretariado de direcção, designando-se assim por Secretariado Descentralizado.
- Secretariado geral ou de gestão – O secretariado-geral é um órgão de apoio que age em nome da Direcção; estabelece a comunicação entre este órgão e todos os existentes na empresa. Depende de uma só pessoa e tem vastos poderes. Só existe em grandes organizações
- Secretariado ou assessoria de Administração –
- Secretariado de Direcção/Departamentos -
- Secretariado Geral ou de Gestão -